sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Um caminhão da empresa Argus, contratada pela Companhia de Trens Urbanos (CBTU) para manter a limpeza da malha viária de Maceió, foi flagrada por policiais do Batalhão Escolar descartando o lixo dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé.

Cícero Barbosa da Silva, motorista do caminhão de placas NML 9685 foi autuado em flagrante pela prática de crime ambiental. Ele confirmou o delito e afirmou que recebeu orientação da empresa para descartar os dejetos próximo à Lagoa Mundaú, na região de Bebedouro. “Esta foi a primeira vez que joguei lixo aqui, mas todos os caminhões da empresa descartam o entulho recolhido da cidade nesta área”, disse, em depoimento à Polícia.

Na região, uma área protegida pela legislação ambiental, o que vê é uma imensidão de lixo, com dejetos domésticos, resto de construção e até carcaça de automóveis. “É um desrespeito. Já flagrei os caminhões desta empresa várias vezes nesta prática. Desta vez tive a sorte de poder denunciá-los à polícia”, contou o advogado João Luiz Valente. Segundo ele, a APA tem se tornado um ponto frequente de descarte de lixo, tanto pela empresa, quanto dos moradores.

A CBTU confirmou que mantém um contrato com a empresa Argos, que foi terceirizada para dar suporte à Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), na manutenção e limpeza da malha viária da capital. Mas afirmou estar surpresa com o descarte irregular do lixo recolhido. Através da assessoria de comunicação, a companhia afirmou desconhecer o procedimento inadequado da Argos; que mantém um compromisso de preservação ambiental e que poderá rever a continuidade do contrato com a empresa.

Uma equipe da Direção de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi ao local averiguar o dano ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário