sexta-feira, 24 de junho de 2011

LAMENTÁVEL REALIDADE DE MACEIÓ

                Após um longo período sem postar nada de minha autoria, venho tristemente lamentar um fato corriqueiro na sociedade maceioense, a cultura do desrespeito.

                Lamentavelmente tenho percebido que a população maceioense tem regredido significativamente quando o assunto é educação. Num estado onde surgiram grandes nomes para a literatura, música e arte, onde os bons costumes prevaleciam, hoje toma conta o desrespeito pelo próximo.

                 Esclareço desde já que meu intuito não é de denegrir a imagem do lugar onde moro, ou de preconceito aos cidadãos maceioenses, mas, de profunda tristeza em ver que tal lugar hoje aflora algo tão grotesco.
                Os locais públicos de Maceió, como praças, praias e outros locais sofrem com o acúmulo de lixo, com as depredações de vândalos e tornaram-se pontos de consumo de entorpecentes. Se não bastasse, as pessoas de bem que procuram esses lugares para lazer ainda correm o risco de serem assaltadas.
                As vias públicas também sofrem com a cultura de grande parte dos maceioenses que ainda não se deram conta de que ruas sem entulhos e lixos, além de dar um bom aspecto ao lugar, também colaboram e muito com a saúde pública e com uma melhor qualidade de vida.
                Na questão da arborização da cidade, enquanto o poder público local se esforça para concluir o projeto do plantio de um milhão de árvores na cidade, temos moradores derrubando as já existentes.
                A rede coletora de esgotos domésticos que aos poucos vem sendo ampliada pelo governo para gerar qualidade de vida, reduzindo problemas de saúde e diminuindo a presença de vetores transmissores de doenças nas ruas, não é bem vista por alguns cidadãos e, em alguns locais onde a rede já foi concluída, o que se vê são alguns moradores se desligando desta.

                 Os fatos comentados já são um desrespeito ao lugar, ao próprio infrator mais principalmente, ao próximo. Um exemplo disso é a poluição sonora que aterroriza a cidade hoje. Indivíduos que utilizam seus aparelhos sonoros com volumes em níveis elevadíssimos, e que não respeitam o direito do próximo. Pior que isso é que, caso você se sinta incomodado com o barulho e resolva reclamar, corre sério risco de ser agredido moral e fisicamente pelo infrator que considera seu pedido uma afronta. Há casos, como o que ocorreu no conjunto Virgem dos Pobres em que a senhora que pediu para o vizinho baixar o som, não só foi agredida verbalmente como teve sua residência alvejada por três disparos de arma de fogo. Em outras localidades como a Rua Farmacêutico José Rodrigues de Oliveira, mais conhecida como Rua Bom Destino (antigo nome) que moradores são inimigos pelo fato de uns querem ter o descanso, seu momento de lazer, de poder fazer algo que goste e não ter condições devido a quantidade de sons que outros moradores colocam na porta virado para a rua para incomodo dos demais moradores. Num único trecho da rua, chega-se a ter até quatro sons ligados, competindo entre si. Se você precisa estudar em casa pra faculdade, ou se você trabalha muito cedo e precisa descansar para poder trabalhar no dia seguinte, esse não é o lugar ideal para se morar.
                Muitos que possuem animais domésticos, permitem que seus animais saiam ou levam para passear nas calçadas para fazerem suas necessidades em frente a casa dos vizinhos ou em locais públicos e não recolhem a sujeira do seu animal. Caso o morador não goste da atitude do vizinho e queira reclamar, saiba que se deparar com um grande estresse por que o dono do animal vai se sentir ofendido e vai armar um baita de um barraco.

                É lamentável que um lugar tão rico em belezas naturais, tenha que convive com tamanha falta de educação e respeito de parte de seus moradores. Isso gostaria de deixar claro neste texto, que nem todos os maceioenses estão inclusos no desrespeito, e sim, como vítimas dos fatos que andam ocorrendo na cidade.

                Para aqueles que acham que o poder público é sempre culpado por tudo, é bom olhar outra possibilidade porque muito do que aqui foi apontado, é uma questão de valores pessoais. Boas maneiras se aprendem em casa, e enquanto ainda estamos vivos temos a possibilidade de mudar para ser melhor do que foram meus antepassados.

                O estado de Alagoas está pleiteando ser sede para seleções de alguns países treinarem durante a copa de 2014. É bom pensar nessa questão também, pois não é apenas um belo estádio que conta para aprovação.
                E para você que mora em Maceió, lanço o desafio. Que tal tentar ser um cidadão melhor. Seu direito termina onde começa o do outro. Que tal dar um fim ao orgulho de ser mal educado?

Alessandro S. de Oliveira
Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFAL.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vídeo Aula 01 - Informática - Linux - Concurso DATAPREV

IMA vai interditar 50 postos em Alagoas por poluição ambiental

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) vai interditar, a partir do próximo dia 1º de julho, cerca de 50 postos de combustível em Alagoas que não cumpriram a resolução 273 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo o órgão, eles deixaram de construir tanques de aço, atrelados a calhas de contenção, visando evitar possível poluição do lençol freático e de fontes naturais de água.

Segundo o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto de Araújo, os postos tiveram tempo suficiente para se adequarem à legislação, já que o prazo expirou em 24 de dezembro do ano passado. “Como a meta não havia se adequado até o final do ano passado, ainda prorrogamos por mais 180 dias o prazo especificado, por isso, não há mais justificativa”, informou, ao acrescentar que eles serão multados em mais de R$ 8 mil.

TAC

De acordo com a promotora de Justiça Dalva Tenório, os proprietários dos postos, por meio do sindicato da categoria, já haviam assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 24 de dezembro de 2008, para se adequar às medidas, mas nem todos cumpriram.

“Sem os tanques de aço o risco de poluição ao meio ambiente é iminente e, por isso, todos os estabelecimento têm que se adequar. Para isso, o Ministério Público de Alagoas concedeu um prazo que daria suficiente para as adequações, mas alguns teimaram em não se adequar e sofreram as conseqüências”, frisou Dalva Tenório.

Segundo o presidente Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis), a entidade é favorável à legislação e concordou que os proprietários dos postos de combustíveis tiveram tempo suficiente para se adequar.

“Não podemos atuar na contra-mão da legislação e ela traz segurança a quem atua no setor e à população. Infelizmente, como alguns proprietários não quiserem se adequar, infelizmente sofrerão duras consequências”, frisou.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alagoas tem 19 trechos de praias impróprios para banho, aponta IMA

O Estado de Alagoas tem 19 trechos de praias impróprios para banho neste final de semana. Foi o que revelou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) em novo relatório. A maior parte dos locais estão na capital alagoana.

Em Maceió, o IMA apontou 13 trechos impróprios para banho, ganhando destaque a praia de Cruz das Almas, com três trechos impossibilitados para o banho. A Praia da Avenida, mais uma vez, também ganhou destaque com dois trechos, além das belas praias de Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e outras no litoral Norte da capital alagoana.

No interior, o destaque negativo ficou no segundo maior polo turístico do Estado, o município de Maragogi. A cidade registra três trechos impróprios para banho, todos eles próximos a rios que banham o município litorâneo.

O órgão classifica uma praia imprópria para banho quando as amostras coletadas no mar apresentam um valor acima de 3.000 coliformes fecais em cada 100 ml analisados. O instituto ainda alerta a população para evitar os trechos considerados impróprios, a fim de evitar a contaminação pela água do mar.

CONFIRA OS TRECHOS IMPRÓPRIOS:

Maceió

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Dias Cabral;

Praia da Avenida/Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;

Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro;

Praia de Pajuçara/Av. Dr. Antônio Gouveia, interseção com a Rua Júlio Plech Filho;

Praia de Ponta Verde/Av. Silvio Carlos Viana, interseção a Rua Profª. Higia Vasconcelos;

Praia de Ponta Verde/Av. Álvaro Otacílio, entre as Ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr Rubens Canuto;

Praia de Jatiúca/Av Álvaro Otacílio, entre as Avenidas Antônio de Barros e Emp. Carlos da Silva Nogueira;

Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Mascarenhas de Brito e Padre Luiz Américo Galvão;

Praia de Cruz das Almas/ Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Padre Luiz Américo Galvão e Mauro Machado Costa;

Praia de Cruz das Almas/Av. Brigadeiro Eustáquio Gomes, entre as Ruas Mauro Machado Costa e Sen. Ezequias da Rocha;

Praia de Jacarecica, em frente à Rua "A;

Praia de Guaxuma, em frente à entrada principal de acesso;

Praia do Mirante, em frente rua principal de acesso.

Interior:

Praia de Porto de Pedras, em frente à Rua principal;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado;

Praia de Maragogi, Foz do Rio Maragogi;

Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga;

Praia de Lagoa Azeda, no começo da Rua Antenor Nunes;

Praia de Atalaia/Barra de São Miguel, em frente à rua principal.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

sábado, 11 de junho de 2011

EVENTO


DISPONÍVEL EM: http://www.anamma.com.br/mostra-evento_embreve.php?id=71

segunda-feira, 6 de junho de 2011