
A preocupação ambiental surgiu nas últimas décadas do século XX, essa preocupação surge com uma crise de civilização, questionando a racionalidade e as tecnologias dominantes da época; esse movimento ganha um impulso maior com a Conferência Rio 92, onde pregava a diversidade e a igualdade nas relações da sociedade e o combate a poluição, apoiando a preservação de recursos naturais.
Um dos aspectos mais importantes desse movimento foi mobilizar não só a sociedade, mais os empresários visando uma maior eficiência com uso das matérias-primas utilizadas em seus processos produtivos, evitando assim, a ocorrência de maiores impactos e (ou), danos ambientais. Com o aumento da conscientização na sociedade e a exigência dos consumidores, o que obrigam as empresas a melhorarem sua forma de atuar, modificando os seus processos produtivos o que implica numa radical mudança de atitude nas questões ambientais.
Nessa radical mudança de atitude seria interessante não só os empresários mais como toda a sociedade adotar em seu dia-a-dia o Desenvolvimento Sustentável, que visa suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as futuras gerações, sugerindo qualidade em vez de quantidade. As empresas hoje são as principais responsáveis pelo esgotamento e pelas alterações que vem ocorrendo em nossos recursos naturais, de onde vêm às matérias-primas que serão utilizadas para a fabricação de seus bens.
Nos processos industriais os recursos naturais são empregados muitas vezes, de maneira ineficiente, gerando resíduos de todo tipo e classe, que contaminam o meio ambiente e afeta a saúde humana, podendo provocar a escassez de recursos naturais. Segundo Hardin (1968), o homem descobre que sua parte dos custos dos desperdícios que descarrega no meio ambiente é muito menor que o custo de tratá-los.
Esses custos ambientais podem ser causados por impactos que afetam negativamente o bem-estar de outras pessoas, que não possua nenhuma relação com quem gera. O lixo acaba se tornando um grande problema para a sociedade, pois nem sempre são tomados os devidos cuidados para que se aproveite de maneira mais eficiente através da reciclagem, que é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos que foram gerados.
É possível dizer que a reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização do que se tornariam lixo ou estão no lixo para serem utilizados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. São vários os benefícios que podem ser obtidos pelas empresas ao reduzirem os resíduos lançados no meio ambiente e adotarem um mecanismo de controle de poluição.
Enfim, com essa nova postura as empresas estarão começando a se preocupar com o meio ambiente, com a saúde e segurança do trabalhador, como também, com a responsabilidade social, mostrando que é possível conserva os recursos naturais, mantendo a capacidade do desenvolvimento e as necessidades das futuras gerações.
Por: Carine Oliveira¹
¹ - Tecnóloga em Gestão Ambiental- Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas;
Pós- Graduação em Engenharia de Segurança do trabalho(cursando)- Faculdade de Tecnologia de Alagoas.