quinta-feira, 27 de maio de 2010

Telhado Vivo – Casa do Alpendre

Telhado Verde ou Telhado Vivo consiste na aplicação e uso de vegetação sobre a cobertura de edificações com impermeabilização e drenagem adequadas, proporcionando melhorias nas condições de conforto termo-acústico e paisagismo das edificações, reduzindo a poluição ambiental comum em grandes centros urbanos.

Benefícios

• Ideal para edificações – casas, prédios, etc. – em centros urbanos. Melhora as condições termo-acústicas da edificação, tanto no inverno como no verão. Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior da edificação, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.

• Manutenção de umidade relativa do ar constante no entorno da edificação e formação de microclima.

• Purifica a atmosfera no entorno da edificação.

• Formação de micro-ecossistema no telhado, com vários tipos de plantas, borboletas, joaninhas, pássaros atraídos por esse “jardim suspenso”.

• Aumenta a quantidade de verde nos centros urbanos, onde a inércia térmica dos grandes edifícios acumula e dissipa grandes quantidades de calor.

Texto disponível em: http://www.ecolmeia.org.br/blog/telhado-vivo-casa-do-alpendre/

sábado, 22 de maio de 2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PUBLICAÇÕES DO MMA

DIFERENTES MATIZES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL - 1997 A 2007

CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA PILOTO PARA A PROTEÇÃO DAS FLOREESTAS TROPICAIS DO BRASIL
Disponível em: mma.gov.br

MMA realiza curso de extensão para ribeirinhos do Baixo São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, com apoio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realiza de 18 a 21 de maio, o primeiro Curso de Extensão para Formação Socioambiental de comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco, em Penedo (AL).
Ao longo das margens do Baixo São Francisco organizam-se pequenas comunidades ribeirinhas que vivem da atividade da pesca artesanal, mariscagem, entre outros, que tiram do rio seu sustento e tem nele sua maior referência simbólica e cultural.
O curso, uma atividade destinada à revitalização do Velho Chico, visa iniciar um processo de formação de ribeirinhas e ribeirinhos da região fisiográfica do Baixo São Francisco, de modo a assegurar a sustentabilidade socioambiental e o fortalecimento de suas atividades, buscando dar continuidade à formação dos demais atores que vivem na comunidade até atingir a totalidade da região.
Na programação estão previstas apresentações sobre cadeia produtiva para criação de abelhas nativas, alternativa de geração de emprego e renda para além da época do defeso; diálogos sobre educação ambiental e mobilização social para surgimento de sociedade sustentável na região do Baixo; exibição de vídeos seguidos de debates, bem como atividades em grupo para elaboração de estratégias a serem implementadas em médio em longo prazos.
Ainda está programada uma visita ao Centro Integrado de Referência (CenIR), uma estrutura socioeducadora de convergência de ações para revitalização, tais como recuperação de áreas degradadas, turismo sustentável, zoneamento ecológico econômico, etc., e a disseminação das experiências exitosas dessa região fisiográfica, que está em fase de implementação e terá a sede em Penedo.
O curso é apoiado também pelas Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos dos estados de Alagoas e Sergipe, prefeitura do município de Canindé do São Francisco/SE, e prefeitura de Penedo/AL, e conta com a participação de 60 lideranças comunitárias que desenvolvem ações ambientais na região.
Local: Escola Estadual Ernani de Méro, Praça Largo de Fátima, S/N, Bairro de Fátima - Penedo/AL
Data do Evento: 17/05/2010
Data de término do evento: 21/05/2010
informação disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/#